Clique nas imagens para ampliar
Muito utilizado em residências em épocas de calor, os ventiladores axiais são assim denominados por movimentarem o ar no mesmo sentido do eixo de rotação de seu rotor e possui a mesma função dos ventiladores centrífugos de aspiração, que é a movimentação de fluido, no caso o ar. O Ventilador axial industrial, no entanto, é projetado para trabalhos pesados, com vazões muito superiores aos ventiladores axiais residenciais. Podem trabalhar 24h por dia, 365 dias por ano com menores probabilidades de ocorrência de falhas e de desgastes por excesso de funcionamento e de partidas.
O Ventilador axial industrial da Corbari é aplicado em sistemas de ventilação industrial que operam com ar limpo e a baixas temperaturas. As aplicações mais comuns são em sistemas de ventilação para condicionamento de ambientes, realização de trocas do ar em ambientes controlados, trocadores de calor por ar forçado, ventilação em túneis de armazém, ventilação em salas de compressores e painéis elétricos, dentre outras.
Ventilador Axial - Utilização
O Ventilador Axial para o meio Industrial é utilizado ainda, em salas de escritórios, salas de máquinas, galpão, prédios, túneis, silos e outros ambientes que necessitam uma circulação de ar para arrefecer pessoas e equipamentos que ali trabalham. Por esse e outros motivos, geralmente o ar que deve passar pelo Ventilador axial industrial é um ar limpo e adequado para melhorar a qualidade do ambiente.
Em locais que possuem classificação de área perigosa e com altos riscos, o ventilador necessita de proteções especiais tanto na parte mecânica quanto na parte elétrica a fim de que não ocorra acidente por parte da ventilação, que este equipamento deve ser de extrema confiabilidade. Assim, o ar que será direcionado por um exaustor ou por um Ventilador axial industrial e lançado a um ambiente, deve realizar a renovação do ar sem que cause riscos ao ambiente, pois a renovação de ar deve trazer segurança e qualidade ao local ventilado.
O Ventilador axial industrial pode ser contemplado de filtro, umidificador do tipo aspersor, e secador para alterar as condições do ar retirado de um local, antes de ser lançado a outro ambiente. Para estes casos, deve-se analisar e medir a temperatura, umidade e concentração de gases de onde será retirado o ar e para onde será levado, a fim de que sejam corrigidas as altas e baixas concentrações e condições dos gases ali presentes.
Composto de carcaça, rotor e motor elétrico, o acionamento do Ventilador axial industrial pode ser de forma diretamente acoplado ao eixo do motor ou por transmissões de polias e correias. Necessita de uma fixação firme, geralmente instalado diretamente em uma base civil ou metálica na parede ou no chão ou mesmo no telhado, através de parafusos ou chumbadores.
O Ventilador axial industrial, muito utilizado nas possíveis aplicações citadas, é mais simples e, portanto mais barato que um ventilador centrífugo, geralmente menos volumoso. Porém, alcança pressões menores e suas rotações são limitadas. Sempre deve ser analisado e selecionado o ventilador mais apropriado para cada aplicação para não gerar riscos aos usuários e aos processos industriais.
A Corbari projeta o sistema de ventilação mais adequado para sua empresa visando à necessidade e deficiência de ventilação para corrigi-las da melhor forma possível. Consulte um de nossos colaboradores e adquira já os equipamentos da Corbari para descobrir os benefícios de se tornar um cliente da Corbari.
Para saber mais sobre Ventilador axial industrial
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!