Clique nas imagens para ampliar
A Válvula rotativa é um equipamento que faz a dosagem de material. Também responsável por vedar a descarga de material particulado coletado no filtro de mangas, filtro ciclone e filtro cartucho é o item do equipamento que faz a retirada de pó recolhido pelo filtro e por isso tem uma importante função para permitir que o sistema de desempoeiramento funcione plenamente. Caso a Válvula rotativa falhe, o filtro não terá descarga de pó, entupirá e encherá até o limite se continuar funcionando, até que o sistema de desempoeiramento bloqueie a vazão de gases no filtro e pare de aspirar. Para voltar a funcionar, será necessário um serviço manual para desentupimento e limpeza do filtro e isso pode causar horas de parada até a conclusão e recolocação do sistema em operação.
A ligação e o desligamento da Válvula rotativa, portanto, tem um momento extremamente importante que deve ser obedecido de forma que seja ligada antes de iniciar a exaustão de ar, para que seja retirado qualquer resíduo de material que ainda permaneça no filtro desde a última operação. Assim, para remover resíduos finais e desligar a Válvula rotativa, é necessário que funcione por alguns minutos após ser desligado o ventilador e o filtro pare de realizar a limpeza final.
FORMA CONSTRUTIVA DA VÁLVULA ROTATIVA
O rotor é constituído pelo eixo e palhetas e a Válvula rotativa é acionada por moto redutor podendo ser acoplado diretamente ao eixo do redutor ou acionada por rodas dentadas e correia, apoiada sobre mancais externos. A vedação desta é adquirida pela precisão tanto da usinagem quanto da montagem, além dos componentes de vedação na carcaça da válvula. Por isso a Corbari possui um rigoroso acompanhamento de fabricação e inspeção de qualidade para que este item esteja nos padrões de qualidade exigidos pela Corbari. Os componentes da Válvula rotativa são: carcaça flangeada, rotor, transmissão por rodas dentadas e corrente ou acoplamento direto, proteção da transmissão, rolamentos, mancais de apoio e moto redutor.
Pode ser fabricado com diversos tipos de materiais, como:
- aço carbono comercial
- aço inoxidável
- alumínio
- material polimérico.
A Válvula rotativa opera com uma eficiência de 50% de enchimento. Seu princípio de funcionamento se dá pela ação da gravidade, e deve ser instalada na posição correta, já que o material que nela passa entra e sai sem forças externas. Entrando pelo bocal de cima é depositado em uma das canecas fixadas em seu eixo, virada para cima. Ao rotacionar o rotor suficientemente de forma que a caneca não esteja mais alinhada com o bocal de entrada, a caneca enchida para de preencher. A caneca então sai do alinhamento do bocal e a caneca seguinte é alinhada. A caneca cheia por sua vez, é esvaziada quando encontra o bocal de saída, situada a 180° do bocal de entrada. Assim, a caneca cheia fica virada para baixo e o material cai. A rotação da Válvula rotativa faz com que o material seja retirado do filtro de forma contínua.
A Corbari possui diversos tamanhos e modelos de Válvula rotativa além de possuir projeto próprio que facilitam ajusta-las às necessidades do cliente. Venha conferir e adquira um dos equipamentos da Corbari que prioriza a qualidade e a satisfação de seus clientes.
Para saber mais sobre Válvula rotativa
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!