Clique nas imagens para ampliar
O Sistema de despoeiramento industrial é também chamado de Sistema de Desempoeiramento Industrial o qual trata o ar de um processo industrial antes de ser lançado na atmosfera. Este sistema composto de filtro de ar pode conter também ventilador, sistema de limpeza automático do filtro, linha de dutos, válvulas, dampers, sensores, rosca transportadora e transporte pneumático. São analisados pontos geradores de pó para realizar a captação e em ambientes fechados que devem ter renovação de ar. Um projeto de Sistema de despoeiramento industrial pode ser feito tanto em máquinas de processamento do produto, como fornos, peneiras, caldeiras, etc., quanto nas transferências entre equipamentos que gerarem pó, como transferências de correias e elevadores, alimentação e extração de armazéns, tombadores, vazamentos de fornos, entre outros.
SISTEMA DE DESPOEIRAMENTO INDUSTRIAL - UTILIDADE
Para filtragem dos gases é necessário selecionar um filtro dentre uma gama de modelos de filtro, e para isso deve-se analisar o tipo de gás ou pó, emissão de particulado permitida em sua região, temperatura e umidade do ar que entrará no filtro. Com isso, os filtros podem ser com elementos filtrantes tipo manga e cartucho plissado para pó seco, ou sem elementos filtrantes como os lavadores de gases.
O filtro de mangas ou cartucho plissado retém o particulado na superfície do elemento filtrante até que seja removido o pó acumulado nele. O sistema de limpeza automático por jato de ar comprimido, ao ser disparado, cria um choque no contra fluxo que o ar adentra no filtro, fazendo com que a onda de choque solte as partículas antes depositadas no elemento filtrante, e que agora descem por gravidade até a base do filtro onde será descartado. O filtro de manga pode ter configuração para trabalhar com mangas de até 8m de comprimento, para reduzir área no solo se comparado a comprimentos de mangas menores.
Em um Sistema de despoeiramento industrial que seja mais exigente quanto à emissão e às propriedades dos gases, se o diâmetro do particulado for próximo de 1 micra, ou se a temperatura do gás for elevada a ponto de elementos filtrantes não suportarem tal temperatura, ou mesmo se a umidade do gás for alta, o lavador de gás é um equipamento que atenderia a estes requisitos todos ao mesmo tempo. Como filtragem do gás, este equipamento utiliza basicamente água e pode ser de enchimento ou de coluna ou venturi, os quais também devem ser selecionados de acordo com a aplicação e o tipo de gás.
O Sistema de despoeiramento industrial ainda pode ser contemplado de linha de dutos que interligam o(s) ponto(s) de captação até o filtro e do filtro até o ventilador. E para realizar essa movimentação do gás é utilizado um ou mais ventiladores, podendo ser configurados em paralelo ou em série, dependendo da necessidade. Os ventiladores geralmente são centrífugos, com arranjo direto provido de acoplamento elástico ou por polias e correias acionados por um motor elétrico ou a combustão.
Ainda, no Sistema de despoeiramento industrial, devem ser colocadas válvulas de vedação da saída de material do filtro sem que lhe cause perda de pressão por vazamentos. Estas válvulas são do tipo rotativo ou de duplo flap ou apenas uma caixa vedada com feixe de fácil remoção para descarte do material. A Corbari produz todos os equipamentos citados e muitos outros equipamentos para Sistema de despoeiramento industrial. Solicite um orçamento para a Corbari e verifique os benefícios de se tornar um Cliente da Corbari.
Para saber mais sobre Sistema de despoeiramento industrial
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!