Clique nas imagens para ampliar
O Lavador de gás industrial é muito utilizado há décadas para o tratamento de gases poluentes providos de processos industriais que liberam partículas com diâmetros entre 0,5 e 6μ (mi) mantendo uma eficiência entre 80 e 99,95%. Este equipamento utiliza um líquido neutralizante como retentor das partículas e odores contidos no ar, resultando em um processo altamente eficiente para retenção de odores e particulados que seriam lançados na atmosfera. O particulado recolhido no filtro é depositado no fundo do Lavador de gás industrial e é retirado por meio de válvula ou raspador, geralmente acionado automaticamente. O lodo retirado do filtro é armazenado em uma caixa removível para descarte ou é encaminhado a uma ETE onde é realizado o tratamento da água para descarte. É possível uma recirculação do líquido reagente para ser reutilizado no lavador.
Por meio de bombas hidráulicas, válvulas, linha de dutos e sprinklers, a lavagem no Lavador de gás industrial é realizada no sentido contrário ao gás que entra no lavador, para aumentar a superfície de contato e intensidade de impacto nas partículas. Desta forma, o lavador é constantemente realimentado para não abaixar seu nível de água. Por meio de sensores de nível, ele próprio faz este papel sem a necessidade de serviço manual na operação do Lavador de gás industrial.
LAVADOR DE GÁS INDUSTRIAL - TIPOS
O tipo de Lavador de gás industrial depende do serviço a que será utilizado, podendo ser de enchimento ou de coluna e de venturi ou multiventuri. No lavador de venturi, o ar entra no compartimento superior através de uma abertura que recebe o duto com gases e particulados. Este compartimento possui um invólucro em volta dele para realizar a passagem de ar limpo e sair por uma abertura sem que se misture com o gás que entra. Este invólucro contém placas purificadoras. A parte inferior do lavador permanece com volume constante do líquido utilizado para neutralização do gás que fará a filtragem do gás e possui uma ou mais moegas para depositar o pó e direcioná-lo a uma válvula pneumática automatizada que fará a retirada do lavador.
Para o Lavador de gás industrial de torre de enchimento ou de coluna, o processo pode ser aberto ou fechado, com ciclo de retorno do ar limpo ao processo ou ambiente desejado. Diferente do lavador de venturi, o lavador de torre de enchimento possui a entrada de gases poluentes pela parte inferior. Por este local ainda, um volume do líquido utilizado no processo de filtragem é mantido no fundo do equipamento e por uma válvula ou dreno é retirado o material coletado no filtro. Na parte superior, acima dos sprinklers e antes de ser retirado o ar limpo através da abertura de saída para o exaustor, conjuntos de tramas são colocados na posição horizontal que aglomeram as partículas do líquido de neutralização lançados pelos sprinklers. Os sprinklers dissipam a névoa dentro do equipamento e reagem com as partículas do gás antes de irem para a saída do filtro.
De acordo com as necessidades do projeto, o Lavador de gás industrial da Corbari é fabricado com materiais resistentes a oxidação e especificamente visados às agressões que podem gerar as reações químicas no processo, sendo eles de aço inoxidável, PVC, aço carbono com pintura resistente à oxidação e à reação química no lavador, PPRV e outros materiais poliméricos.
Faça uma consulta com a Corbari para realizar o sistema de tratamento de gases poluentes, sistema de desempoeiramento e sistema de exaustão de sua empresa e conheça os benefícios de se tornar um cliente da Corbari.
Para saber mais sobre Lavador de gás industrial
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!