Clique nas imagens para ampliar
O Exaustor centrífugo é um ventilador que tem a função de movimentar o ar de um sistema de desempoeiramento ou de um simples sistema de ventilação. Sua concepção de centrifugação é realizada de forma que o ar entra com uma velocidade baixa pelo centro do rotor e é lançado a 90° em relação ao eixo, com uma velocidade alta. Isso faz com que o ar acelere conforme aumenta a distância do eixo através da rotação. O formato da carcaça direciona o ar para o bocal de saída do ventilador que despeja o ar na atmosfera.
EXAUSTOR CENTRÍFUGO - UTILIZAÇÃO
Diferente dos ventiladores axiais que realizam movimento paralelo ao eixo do rotor, o Exaustor centrífugo realiza movimentação do fluido radialmente em relação ao eixo, alterando o sentido do fluxo para perpendicular ao eixo da máquina. Ambos os modelos transformam energia mecânica de rotação do rotor, em energia cinética para o fluido, porém, esta mudança de sentido gera grande aumento de energia no fluido, pois há efeito de aceleração pela tangente a partir de um raio e, quanto maior o raio, maior a velocidade atingida.
Em instalações que necessitam alta vazão e pressão baixa, ou seja, a potência consumida na movimentação de ar é mais relevante pelo volume do que pela velocidade do ar, um ventilador axial pode ser uma boa opção pelo custo do equipamento. No caso de a pressão também ser significativa e o ventilador axial não alcançar tal necessidade, o exaustor centrifugo deverá ser selecionado de acordo com os dados do projeto.
O Exaustor centrífugo é essencial em um sistema de desempoeiramento, pois se trata de movimentar ar e gases. Pode ser instalado antes ou depois de um filtro, para trabalhar tanto com ar limpo, quanto com material, contanto que seja projetado para tal operação. Um motor elétrico ou a combustão realiza a conversão de energia elétrica em energia mecânica, e este por sua vez, realiza a rotação do rotor que é acoplado ao eixo do motor. O acoplamento do rotor no eixo do motor pode ser direto ou com transmissões por polias e correias. No caso do acionamento por transmissão indireta, há escorregamento e perdas de energias no sistema que reduzem o rendimento da energia transferida do motor ao rotor, e que devem ser previstas nos cálculos do projeto do ventilador, para não ocorrer surpresas durante seu funcionamento.
Por ser uma máquina nobre, de serviço pesado, com altas rotações e até grande potência dependendo da necessidade, o Exaustor centrífugo requer alguns cuidados de manutenção para que funcione plenamente e que seja confiável. Realize a manutenção preventiva desses equipamentos conforme recomendação do fabricante. Por estes e outro motivos, esta máquina pode gerar riscos e deve ter proteções para prevenir o risco de acidentes quando em operação ou mesmo numa manutenção. A Corbari realiza o projeto do Exaustor centrífugo de suas instalações sempre se preocupando com a segurança do usuário e eficiência do sistema.
A Corbari possui ampla experiência e diversas instalações com Exaustor centrífugo para sistemas de desempoeiramento e sistemas de ventilação de indústrias, adquiridos nos 35 anos de trabalho e de tecnologia desenvolvida. Solicite uma cotação e deixe que a Corbari resolva os problemas de emissões da sua empresa, contatando a equipe de engenharia da Corbari.
Para saber mais sobre Exaustor centrífugo
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!