Clique nas imagens para ampliar
A Exaustão de moega que recebe material seja de caminhão basculante ou tombador ou de descarregador de navios ou de trem ou mesmo de um processo com moega, a qual necessite exaustão. Com o descarregamento de material, pós e gases são lançados na atmosfera, tanto na transferência quanto no impacto do material no fundo da moega.
Em locais que a moega é aberta (não enclausurada) a vazão de ar necessária para captar este pó em suspensão resulta numa vazão muito grande, pois o ambiente também deve ser desempoeirado. A Exaustão de moega aberta então, não pode ser considerada apenas o valor do volume de ar que sai da moega quando o particulado entra em suspensão no ambiente.
Quando é feita Exaustão de moega enclausurada, o volume de ar que sai da moega resulta na vazão necessária para o sistema de exaustão. O material que entra na moega é que expulsa o ar que ali permanecia, fazendo a relação de conservação de volume, onde o volume de material que entra é igual ao volume de gás que sai da moega. Porém, este ar contém partículas em suspensão e deve ser tratado antes de ser lançado à atmosfera.
Analisando os tipos citados de Exaustão de moega aberta ou fechada, a segunda pode gerar menor custo operacional por reduzir potência de instalação pela vazão reduzida em relação à aberta e, consequentemente, reduz o tamanho dos equipamentos do Sistema de Exaustão. A Corbari procura analisar as possibilidades de se reduzir o consumo energético e custo inicial por instalação sempre que possível, para elevar a competitividade do produto do cliente e atendendo as necessidades da empresa.
EXAUSTÃO DE MOEGA - UTILIZAÇÃO
A Exaustão de moega tem sido muito utilizada, pois gera uma grande quantidade de pó em curto período de tempo por se tratar de processos que fazem o recebimento e descarregamento contínuo e controlado para ser enviado ao armazém ou ao processamento. Nesta transferência, grande quantidade de material é lançada na moega com velocidade e, ao colidir com o fundo da moega, a energia inercial separa parte das partículas mais finas grudadas no produto. A movimentação do ar gerada pelo fluxo do produto faz com que, o ar saia do fundo da moega e suba com velocidade, carregando consigo o particulado fino.
Para este tipo de Exaustão de moega podem ser aplicados em ventiladores, filtros e itens com proteções especiais, proteções especiais para áreas de risco e áreas classificadas. As configurações do equipamento podem possuir aterramento, elementos filtrantes anti estáticos, redução de temperatura em funcionamento, isolamento elétrico especial, sistema anti faísca e portas de alívio de explosão em locais específicos com risco de explosão.
A manutenção deve ser seguida por ser de extrema importância nestes locais e atentar-se ao realizar-se o serviço de acordo com as recomendações do fabricante na montagem de desmontagem dos equipamentos para eliminar os riscos de explosão.
Consulte a equipe da Corbari e conheça os benefícios de se tornar um parceiro da Corbari.
Para saber mais sobre Exaustão de moega
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!