Clique nas imagens para ampliar
O Ventilador centrífugo é uma máquina de movimentação de ar e possui este nome por seu princípio de centrifugação, ou seja, acelera o fluido que entra paralelo a linha de centro do eixo e é lançado na perpendicular realizando movimento centrífugo, quando seu rotor sofrer rotação. Possui rotor, eixo e acionamento, podendo ser acionado por motor elétrico ou a combustão, suas configurações podem ser de pás voltadas para frente ou na radial ou voltadas para trás. Isto caracteriza o resultado que será obtido de vazão e pressão, em relação ao consumo de energia e seu rendimento.
Utilizado para insuflar ou aspirar o ar de ambientes, em um sistema de ventilação, o Ventilador centrífugo necessita de energia suficiente para vencer as resistências do ar, de atrito, de perda de carga e de inércia do conjunto. Assim, para cada aplicação é necessário calcular todas as perdas do sistema para selecionar o ventilador que consuma a menor energia e obtenha o maior rendimento possível. Atualmente, a economia de energia é fundamental para que as empresas sobrevivam e, por isso, muitos clientes buscam isso para tornarem-se mais competitivos reduzindo seu custo de produção e consequentemente, menor preço de mercado.
Precauções do Ventilador centrífugo
Conforme mencionado anteriormente, o Ventilador centrífugo é um item de um sistema de ventilação. Comparado ao coração de um ser vivo, deve ter capacidade de bombear o fluido de forma eficaz para operar corretamente o sistema como um todo. Quanto maior o esforço, maior a energia necessária para realizar o bombeamento e manter o pleno funcionamento das funções das subdivisões a que se destina o fluxo.
Com o Ventilador centrífugo bem dimensionado, e com o sistema de ventilação em dia com a manutenção, as falhas decorrentes do mesmo podem reduzir drasticamente ao longo do tempo de uso. Isso gera menor tempo de parada e aumento da produtividade, já que a ventilação do ambiente que possui um sistema desses é necessária para o trabalho no local.
A manutenção do Ventilador centrífugo geralmente se dá em pequenas peças que se desgastam com o atrito, como rolamentos, correias e vedações e devem ser trocadas com o equipamento parado. Então, programando esta manutenção preventiva conforme recomendação do fabricante será evitada surpresa indesejada.
Por ser uma máquina rotativa de velocidade alta, o Ventilador centrífugo pode ser muito perigoso e deve-se tomar todo o cuidado quando em funcionamento. Não arrisque a vida tentando colocar ou retirar algo dele sem ajuda técnica de um profissional qualificado e sem desliga-lo. A Corbari recomenda que seja realizado o balanceamento do rotor do Ventilador centrífugo para não reduzir sua vida útil, reduzindo vibrações e ruídos.
Solicite um orçamento para a Corbari e descubra as vantagens de se tornar um cliente da Corbari.
Para saber mais sobre Ventilador centrífugo
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!