Clique nas imagens para ampliar
Um Sistema de exaustão realiza a aspiração de um ambiente ou ponto gerador de contaminantes e lança o ar em outro lugar. Este ar pode ser filtrado antes de ser liberado e existem diversos tipos de filtros, devendo ser selecionado o modelo mais adequado para cada tipo de gás.
A aspiração pode ser localizada através de captores que succionam o pó gerado de uma ferramenta ou de um processo de fabricação, podendo ser contemplado de vários captores e interligando-os a uma linha de dutos. Neste caso, registros são instalados em cada ponto de captação para balancear o sistema geral e garantir a vazão em todos os respectivos pontos. A aspiração ainda pode ser feita em uma área maior através de coifas, que captam os gases de um ou vários processos simultaneamente, misturam-se com o ar e essa mistura entra na tubulação que será encaminhada ao filtro. As coifas são instaladas na parte alta do ambiente aproveitando a velocidade de ascensão do gás do processo.
Aplicações de um Sistema de exaustão
O Sistema de exaustão que possua filtro pode ser aplicado a uma sala de trabalho até um galpão de fábrica. Um exaustor realiza a movimentação do ar com contaminantes que é retirado do ambiente e encaminhado até o filtro para, então, ser lançado à atmosfera. Um sistema desses pode ser compacto ou de grandes dimensões, com linha de dutos, ramais, registros, dampers, válvulas, transporte pneumático, rosca transportadora, entre outros. O filtro, sendo com elementos filtrantes para ar seco, pode possuir sistema de limpeza automático por jato de ar comprimido no contra fluxo do ar que atravessa o elemento filtrante. Neste caso, um controlador de ciclo de limpeza aciona as válvulas solenoides para liberarem o jato de ar nos elementos filtrantes. Para filtros que não possuam sistema de limpeza automático, os elementos filtrantes devem ser limpos manualmente. A Corbari possui filtros de alto rendimento e alta eficiência, com projeto para cada aplicação.
O Sistema de exaustão que não possua filtragem pode ser aplicado a uma sala de máquinas que necessitem de refrigeração com ar ambiente, considerando-se as cargas térmicas para cálculo da vazão de ar necessária para que não prejudique o funcionamento da máquina por superaquecimentos.
Para um Sistema de exaustão gerar uma ventilação eficaz em um túnel, por exemplo, é instalado em uma das extremidades um exaustor e um insuflamento na extremidade oposta, para realizar um fluxo contínuo de ar de renovação e aumentar a concentração de O2. Pode ainda ser instalado ventilador intermediário no sentido do fluxo para auxiliar em caso de grandes distâncias ou grandes áreas. Em túneis que não possuem Sistema de exaustão, o ambiente é extremamente hostil e, além de ser considerada uma área classificada, é também considerado espaço confinado por se tratar de um ambiente com gases nocivos e com riscos extremos para os seres humanos.
Com o Sistema de exaustão aplicado a um local que antes era um espaço confinado, os gases são diluídos e arrastados com o ar. Isso reduz os riscos deste ambiente e faz com que o local possa ser acessado sem a necessidade de máscaras e cilindros de oxigênio como em um espaço confinado.
Consulte a Corbari para realizar um Sistema de exaustão confiável para sua empresa e descubra os benefícios de se tornar um cliente da Corbari.
Para saber mais sobre Sistema de exaustão
Ligue para (11) 2459-2438 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!